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Marketing Verde e o Alinhamento Empresa-Consumidor

Aluno: Catarina EstefÂnia De Albuquerque Morais Da Silva


Resumo
O crescente aumento da consciencialização ambiental tem levado consumidores e produtores a mudar o seu comportamento em relação ao ambiente. Uma das principais preocupações das organizações passa pelo desenvolvimento sustentável dos negócios, tendo surgido no marketing uma estratégia-chave para o cumprimento desse objectivo ? marketing verde. Nesta investigação pretende-se estudar como estas preocupações ambientais têm afectado o comportamento do consumidor e a relação do mesmo com as empresas. A pesquisa inicia-se com o estudo do consumidor ecologicamente consciente através de variáveis sociodemográficas, passando pela relação entre a intenção e comportamento do consumidor e terminando com a análise da relação entre a opinião do consumidor em relação a empresas que praticam marketing verde e o seu comportamento ecologicamente consciente. Para o efeito procedeu-se a um estudo maioritariamente quantitativo, tendo-se recorrido a parte da metodologia utilizada por Straughan e Roberts (1999), mais precisamente à utilização da sua escala de comportamento do consumidor ecologicamente consciente ? Ecologically Conscious Consumer Behaviour, aplicada sob a forma de inquérito ao consumidor. Este inquérito foi feito a uma amostra não probabilística, por conveniência. Os resultados revelaram que as variáveis sociodemográficas são relevantes para a caracterização do comportamento verde, sendo este maioritariamente do género feminino e com mais de 33 anos. A relação entre a intenção e comportamento efectivo do consumidor confirmou-se positiva e significativa, verificando-se, por último, que quanto mais positiva a opinião do consumidor em relação a empresas que praticam marketing verde, maior o seu comportamento de consumidor ecologicamente consciente.


Trabalho final de Mestrado