Search button

BUSINESS COACHING: O CASO HC PRATA COMÉRCIO

Aluno: Tainah Prata Prata


Resumo
O business coaching está em grande crescimento nas organizações, que cada vez mais buscam o desenvolvimento de seu capital humano, mas ainda pouco estudado acadêmica e cientificamente. Este TFM visa incentivar estudos acadêmicos e científicos sobre o business coachig, e para tal, será criado um modelo baseado nas ferramentas utilizadas pelo life coaching, especificamente a ?roda da vida? de Lages e O?Connor (2005) e a ?pizza da vida? de Nogueira (2010), e em revisão de literatura sobre as características inerentes e o desenvolvimento de equipas de alto desempenho. Pretende-se que o modelo seja aplicado em processos de coaching com equipas empresariais, de forma a auxiliar na construção de equipas de alto desempenho. A fim de melhor perceber a aplicação do modelo, será realizado estudo de caso em empresa do ramo de distribuição de equipamentos para lojistas, intitulada HC Prata Comércio, na qual foram realizadas sessões de coaching com a equipa de vendas, onde o modelo foi aplicado de forma a medir o grau de satisfação dos funcionários. Foi realizada também, entrevista com questões baseadas nos indicadores do Balanced Scorecard, nomeadamente, financeiro, clientes, processos internos e aprendizagem, junto aos gestores directos da equipa, a fim de observar os resultados percebidos por eles após o processo de coaching. Sugere-se que o modelo seja reaplicado em outras pesquisas, com intuito de reunir dados que comprovem ou não sua eficácia no aumento de satisfação dos funcionários e na formação de equipas de alto desempenho.


Trabalho final de Mestrado