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PREFERÊNCIAS DOS MILLENIALS NA ESCOLHA DE EMPREGO: PME’S VERSUS GRANDES EMPRESAS

Aluno: Marta InÁcio Dos Reis


Resumo
Este trabalho final de mestrado apresenta dois objetivos principais: perceber as motivações dos Millenials na escolha de emprego, entre recompensas financeiras, condições de trabalho e ambiente social; e compreender as perceções desta geração quanto à importância da dimensão das organizações presentes no mercado de trabalho português. Com suporte na literatura existente sobre as gerações presentes no mercado laboral, os atributos preferenciais na procura de emprego e o impacto da dimensão das organizações na escolha de emprego, procurou compreender-se quais os atributos prioritários na escolha do trabalho ideal pelos Millenials, e relacionar essas preferências com a dimensão das organizações e a sua capacidade para satisfazer as exigências planeadas. Foi utilizada uma amostra de 275 pessoas das diversas gerações presentes no mercado laboral português, com idades compreendidas entre os 19 e os 70 anos. Através do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), foram analisados os dados e testadas as hipóteses de investigação, fundamentadas na literatura existente, aproveitando também para comparar os resultados entre as diferentes gerações. Este estudo permitiu concluir que os Millenials dão maior importância às recompensas financeiras do emprego e que acreditam que estas serão mais facilmente correspondidas em grandes organizações; e percebeu-se que os Millenials consideram as grandes organizações como escolha ideal na procura de emprego. Foi também possível compreender que se está a viver uma inversão de tendências quanto à perceção do papel do trabalho na vida, e que o impacto do emprego e a exigência de condições se estão a alterar, verificando-se novas preferências e prioridades na escolha de emprego pelas gerações mais novas face às gerações mais velhas presentes no mercado de trabalho português.


Trabalho final de Mestrado