Aluno: Osvaldo Enoque Martins Da Cruz
Resumo
A crescente abertura no mundo dos negócios resultante da abertura da economia da maioria dos países do mundo, como consequência da globalização fez com que muitas organizações tivessem que se deslocar dos seus países de origem para outros fazendo com que estas mesmas organizações obtivessem vantagem competitiva em relação as demais. Assim sendo é muito importante as organizações controlarem os seus resultados não apenas a partir de indicadores financeiros mais também com indicadores não financeiros.
Apresente dissertação tem como objetivo elaborar uma proposta de Balanced Scorecard (BSC) no Instituto Superior Politécnico (ISP) Jean Piaget de Benguela que é uma organização sem fins lucrativos; pois é uma ferramenta muito usada pelas organizações, que permite traduzir a estratégia da organização em objetivos e indicadores, por meio de perspetivas, facilitando a divulgação e disseminação das intenções do planeamento estratégico em todos os sectores da organização.
Nesta dissertação é apresentada uma visão geral a partir da revisão de literatura dos conceitos básicos do BSC no segundo capítulo, incluindo as suas perspetivas financeira, Clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
No terceiro capítulo apresentamos uma caracterização no BSC no ensino superior, a metodologia usada para elaboração do projeto onde foi seguida o método qualitativo a partir da utilização de indicadores como a entrevista ao diretor do instituto, análise documental bem como a observação direta.
E em seguida elaborou-se um modelo de BSC para o (ISP) Jean Piaget de Benguela com algumas adaptações para sua realidade.
Trabalho final de Mestrado