Aluno: Ines Pisabarro Ribeiro Mosso
Resumo
Nas últimas décadas assistiu-se a uma massificação do uso da Internet na óptica dos utilizadores e das empresas, sendo este um fenómeno transversal a diversas áreas de negócio, incluindo o sector imobiliário. Desta forma, actualmente a maioria das empresas no sector imobiliário têm uma presença online através de um website, com o principal objectivo de proporcionar vantagens e benefícios para os seus clientes, satisfazendo, nomeadamente, as suas necessidades de informação.
Este artigo procura responder à seguinte questão de investigação: Quais as vantagens dos websites nas empresas do sector imobiliário percebidas pelas empresas e pelos clientes? Assim, o principal objectivo da investigação foi o de analisar se as vantagens percebidas pelos clientes são as mesmas que as propostas pelas empresas imobiliárias.
Para este propósito foi efectuado um estudo exploratório, utilizando duas formas de recolha de dados: entrevistas e questionários. As entrevistas foram realizadas a gestores e consultores de três agências localizadas em Lisboa e o questionário respondido por 102 clientes.
O principal contributo desta investigação relaciona-se com uma maior percepção dos benefícios dos websites no sector imobiliário, como a possibilidade de aceder a uma elevada quantidade de informação, de visualizar os imóveis em carteira de cada agência e a possibilidade de definir diversos critérios de pesquisa na procura de imóveis, facilitando o processo de triagem dos imóveis com interesse para o cliente. Para além disso, através deste artigo contribui-se para o acesso a mais informação relativa ao tema, dado a reduzida literatura existente, sobretudo, e mais especificamente, quanto ao caso português.
Trabalho final de Mestrado