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NA ÓPTICA DOS CLIENTES, QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS VALORIZADAS? - O CAMINHO PARA A VANTAGEM COMPETITIVA

Aluno: MÓnica Andreia Petrides


Resumo
A Gestão de Recursos Humanos é a base para atingir o sucesso de uma empresa e, nesse sentido, pretende-se estudar uma organização do ramo da Nutrição e Dietética para perceber, na óptica do cliente, quais as competências necessárias valorizadas numa técnica alimentar e, a partir daí, ter uma base para o desenvolvimento da técnica que leve ao aumento da fidelização dos clientes. Para tal, utilizou-se um questionário com 20 competências a serem avaliadas pelos clientes e obtiveram-se 187 respostas de indivíduos divididos por 8 lojas de nutrição na zona da Grande Lisboa. Para a análise dos resultados calcularam-se as médias de cada competência por loja e pelo total dos questionários e o coeficiente de correlação de Pearson. Após interpretar os resultados obtidos, concluiu-se que a competência mais valorizada pelos clientes das 8 lojas é o conhecimento técnico que a técnica alimentar revela. Além disso, observou-se que existe uma correlação significante entre as competências estudadas, a idade e a localização das lojas. Em estudos futuros poder-se-ia alargar a população estudada, para possibilitar uma maior sustentação e uma viabilidade mais elevada dos resultados alcançados.


Trabalho final de Mestrado