Aluno: Guilherme GonÇalves Branco
Resumo
Nos últimos anos, as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos transportes na União Europeia, têm vindo a aumentar de forma constante. Neste setor, os veículos de recolha de resíduos urbanos contribuem significativamente para as emissões do sistema de tráfego urbano.
A aposta em veículos elétricos é uma solução potencial para a descarbonização, sendo já altamente disponível tanto para os veículos individuais, como para os veículos do setor público. Estes possuem vantagens que dificilmente serão ultrapassadas pelas possíveis desvantagens. No entanto, a disponibilidade de veículos de recolha de resíduos urbanos ainda é reduzida a nível global, apesar da sua contribuição significativa para as emissões a nível urbano. Quando se coloca a hipótese de adquirir um ou mais veículos movidos a eletricidade, predominam diversos fatores a ter em conta na decisão final do consumidor.
Posto isto, o presente estudo tem como objetivo estudar os fatores determinantes na aquisição de veículos pesados elétricos de recolha de resíduos urbanos, no setor público português
Para atingir este objetivo, o presente estudo desenvolveu-se segundo o método quantitativo, cujos dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário realizado a diversos intervenientes.
Por fim, e dividindo-se os fatores determinantes em motivações e barreiras, concluiu-se que as barreiras à aquisição de viaturas pesadas elétricas de recolha de resíduos urbanos são o preço, a operacionalidade (autonomia e tempo de carregamento) e o custo da substituição das baterias, sendo que o fator da operacionalidade estará fortemente relacionado com o desconhecimento e desconfiança na solução. As motivações são a adaptabilidade, os custos de manutenção e energia, e a contribuição social e ambiental de um veículo pesado elétrico.
Trabalho final de Mestrado