Search button

-O PAPEL DAS UNIVERSIDADES NO DESENVOLVIMENTO DOS SABERES ESSENCIAIS AO SETOR DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM CENTRADA NOS ALUNOS

Aluno: CÁtia Alexandra Martins Gomes


Resumo
Nas últimas décadas, temos assistido a várias alterações no mercado de trabalho e na sociedade, provocadas pelo crescimento exponencial do desenvolvimento tecnológico. Aliada a este crescimento tecnológico, a valorização das competências para as organizações tornou-se um fator diferenciador para a entrada no mercado de trabalho. O presente estudo insere-se neste contexto e pretende verificar a perceção dos estudantes, quanto às competências essenciais para entrar no mercado de trabalho das TIC, e em que medida as competências sociais e emocionais são relevantes para entrar no mercado de trabalho. Para além disso, pretende-se determinar qual o papel das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento dessas mesmas competências. A amostra é constituída por 6 estudantes, com idades compreendidas entre os 21 e os 23 anos e que se encontram a frequentar cursos superiores na área das TIC, em Instituições de Ensino Superior, do setor público. No estudo foi utilizada uma metodologia qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de um focus group. Os resultados obtidos revelam que na perceção dos estudantes, as competências socio emocionais têm um impacto positivo na entrada do mercado de trabalho. No entanto, é percetível que na opinião dos mesmos, existe um desajuste entre as competências requeridas pelo mercado de trabalho, face às competências desenvolvidas pelas IES. Logo, como meio de reflexão as IES devem colocar um maior foco no desenvolvimento de competências socio emocionais, nos seus alunos, e as empresas podem partilhar com as IES quais as competências que gostavam que fossem melhor desenvolvidas nos estudantes.


Trabalho final de Mestrado