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A COMUNICAÇÃO INTERNA E A MOTIVAÇÃO

Aluno: SÓnia Maria Francisco Cassule


Resumo
Resumo A comunicação interna e a motivação são conceitos abordados cada vez mais no contexto académico e empresarial, sendo um dos fatores fundamentais para o estabelecimento de um clima organizacional positivo. No entanto, a comunicação interna permite que as organizações atuem de forma integra promovendo maior produtividade, engajamento e resultados. Estabelecer uma boa comunicação é uma maneira eficaz de fazer com que os funcionários ajam de acordo com as necessidades da empresa integrando-se completamente na cultura organizacional. Os resultados deste estudo revelam que existe uma forte correlação entre a comunicação e a motivação dos colaboradores nas organizações. Neste caso, com este estudo, percebemos que a capacidade de comunicação influencia de modo substantivo o nível de motivação dos colaboradores nas organizações. É fundamental que os colaboradores se sintam envolvidos, comprometidos e empenhados para que desempenhem as suas tarefas com rigor e qualidade. São esperadas relações significativas entre a perceção da comunicação na empresa e os níveis motivacionais. Uma comunicação eficaz e positiva ajuda no desenvolvimento de um clima organizacional adequado e favorável para o progresso institucional e ao alcance de metas e objetivos individuais e coletivos. Quanto à metodologia utilizada, optámos por uma abordagem quantitativa com recurso ao inquérito por meio do uso de questionário para a recolha de dados. Optar por esta técnica revelou-se ser a mais adequada, no sentido em que permite preservar a privacidade e anonimato dos inquiridos bem como garantir a estes manifestar-se livre e abertamente sobre as questões, mostrando a verdadeira opinião destes. A população alvo deste estudo é constituída por cento e trinta e oito colaboradores que cumprem diversas funções, dentro de diferentes organizações pelo mundo. A opinião destes inquiridos foi de facto o objecto deste estudo. Foram realizados inquéritos anónimos aos colaboradores, recolhido e processado o conteúdo das suas respostas, sendo os dados obtidos tratados de acordo com as etapas recomendadas para essa análise. Evidencia-se assim, que uma comunicação interna eficaz reduz o esforço dispensado em resolver conflitos, que são muitas vezes derivados da falta de diálogo ou informação, proporcionando uma satisfação contínua, que melhora a relação entre os indivíduos e gera organizações mais eficazes e eficientes. Internal communication and motivation are concepts increasingly addressed in the academic and business context, being one of the fundamental factors for the establishment of a positive organizational environment. However internal communication allows organizations to act in an integral way promoting greater productivity, engagement and results. Establishing a good communication is an effective way to make employees act according to the needs of the company, integrating completely the organizational culture. The results of this study reveal that there is a strong correlation between communication and employee motivation in organizations. In this case-study, it was realized that communication skills substantively influence the level of motivation of employees in organizations. It is essential that employees feel involved, committed, engaged in a way that they perform their duties with accuracy and quality. Significant interconnection is expected between the perception of communication in the company and motivational levels. Effective and positive communication helps in the development of an appropriate and favourable organisational environment for institutional progress and the achievement of individual and collective goals and objectives. As for the methodology used, we opted for a quantitative approach with recourse to survey through the use of a questionnaire for data collection. Choosing this technique proved to be the most appropriate, in the sense that it allows for the preservation of the respondents' privacy and anonymity, as well as ensuring that they may express themselves freely and openly on the issues, showing their real opinions. The target population of this study consists of one hundred and thirty-eight employees who fulfil various functions within different organisations around the world. These respondentesˈ opinion was in fact the subject of this study. Employees were anonymously surveyed, the content of their answers collected and processed, and the data obtained was treated according to the recommended steps for such analysis. It is thus evident that effective internal communication reduces the effort spent on solving conflicts, which are often derived from lack of dialogue or information, providing continuous satisfaction, which improves the relationship between individuals and generates more effective and efficient organizations.


Trabalho final de Mestrado