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Atratividade organizacional como fator da intenção de saída nas firmas de auditoria

Aluno: Duarte Roncon Teixeira Nunes


Resumo
As firmas de auditoria são organizações caracterizadas por uma elevada rotatividade de colaboradores, particularmente visível nos níveis hierárquicos inferiores da carreira de auditor. Consequentemente, a identificação dos fatores que influenciam a saída dos colaboradores, é um aspeto central para uma gestão eficaz do capital humano nas firmas de auditoria. A atratividade organizacional impacta positivamente na atração e retenção do talento nas organizações, contudo, trata-se de um conceito que varia consoante o colaborador, pois a perceção do que é considerado atrativo varia em função dos objetivos pessoais e profissionais. A atratividade afeta igualmente a satisfação e felicidade que o colaborador sente enquanto desenvolve as suas tarefas, bem como na sua performance profissional. O presente estudo tem um duplo objetivo. Em primeiro lugar, procura analisar se a atratividade organizacional está relacionada com a intenção de saída dos colaboradores das firmas de auditoria. Em segundo lugar, o estudo analisa o efeito mediador da satisfação no trabalho e do desempenho no trabalho sobre a relação anterior. Para esse efeito, o estudo utiliza a estratégia de investigação do Survey, a análise incide sobre uma amostra de 117 auditores e as hipóteses de investigação testadas através do método Partial Least Squares – Structural Equation Model. Os resultados evidenciam que a atratividade organizacional e a satisfação no trabalho têm uma relação significativa com a intenção de saída, pois um aumento das mesmas, reduz a predisposição dos colaboradores em sair da firma de auditoria.


Trabalho final de Mestrado