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A COMPRA IMPULSIVA ONLINE: IMPACTO DOS ESTÍMULOS INTERNOS E EXTERNOS

Aluno: Diana Sofia Bernardes Azinheira


Resumo
A evolução das tecnologias de informação e comunicação tiveram impacto significativo na sociedade e no comércio eletrónico. As facilidades das compras online incentivaram os consumidores a uma mudança dos padrões de compra, caracterizada por uma alternativa eficiente, acessível e económica. Como consequência, assiste-se a um aumento da intenção de compra em plataformas de e-commerce, que por sua vez pode levar a um comportamento de compra impulsiva. Neste sentido, tendo em conta a predominância deste comportamento, o presente estudo tem como principal objetivo compreender a compra impulsiva no contexto do comércio eletrónico. Assim, a pesquisa procura estudar os fatores que estimulam o consumidor a ter esse comportamento, nomeadamente os estímulos internos (características do consumidor) e os estímulos externos, divididos em estímulos de marketing e estímulos do website. A investigação tem como base uma abordagem quantitativa e uma técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário online, num horizonte temporal transversal, obtendo-se 174 respostas válidas. Os resultados foram posteriormente analisados, através do método de análise multivariada – regressão linear múltipla, utilizando o software SPSS versão 28. Os resultados obtidos permitem concluir que o estímulo interno autocontrolo está significativamente associado à compra impulsiva online, sendo o estímulo com maior impacto. Relativamente aos estímulos externos, verifica-se que tanto o estímulo de marketing, promoções, como o estímulo de website, design do website, estão positiva e significativamente associados à compra impulsiva online. Assim, em termos académicos, conseguimos corroborar que existe relação entre os estímulos internos e externos e a compra impulsiva online. A nível empresarial, o presente estudo pretende dar a conhecer os principais estímulos que as empresas devem desenvolver quando interagem com os seus clientes online, no sentido de aumentar o seu volume de negócios.


Trabalho final de Mestrado