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A TENDÊNCIA DO VINTAGE E RETRO NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DAS MARCAS - O CASO PRÁTICO DA DAN CAKE PORTUGAL E TRÊS PROJETOS DE RETROMARKETING

Aluno: Manuel De Almeida Afonso GonÇalves


Resumo
O período de formação teve lugar no Departamento de Marketing da DanCake Portugal, mais concretamente nas vertentes do Marketing Digital, Marketing Tradicional e Marketing de Eventos. O presente projeto e estudo subjacente teve um objetivo fundamentalmente descritivo, procurando obter informação e desenvolver projetos no Departamento de Marketing da DanCake Portugal. O objetivo do presente projeto passa pelo estudo da influência dos estilos Retro e Vintage nas estratégias de marketing das marcas, bem como a resposta do consumidor à adoção das mesmas, tendo um maior foco na componente prática no Marketing da DanCake Portugal resultando em três projetos de retromarketing Para tal, foram abordados três temas principais: o Retro Marketing, o Vintage Marketing e o Marketing de Eventos. Estes três temas foram analisados e fundamentados comparando e exemplificando outros casos semelhantes noutras empresas. Seguiram-se metodologias qualitativas (action research) mas também quantitativas (sondagens/ inquéritos) ao longo destes três projetos. O primeiro projeto tem como principal objetivo a criação de um novo produto retro e o relançamento de uma linha de produtos retro no mercado. O segundo projeto consiste na reutilização de publicidade aplicada aos diversos canais de comunicação. Por fim, o terceiro projeto compreende a elaboração e planeamento de um evento para lançamento e ativação em ponto de venda, do produto criado no primeiro projeto. Após conclusão de todos estes projetos e posterior análise conclui-se que, para os produtos em estudo, a utilização do estilo retro e posteriores estratégias de promoção foram bem-sucedidas, porém, com possível margem de progresso.


Trabalho final de Mestrado