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A EVOLUÇÃO DO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO SEGUNDO A IAS 1 NAS EMPRESAS DO PSI 20

Aluno: Nadine Augusta Da Luz Oliveira Ramalho


Resumo
É de extrema importância que o relato financeiro das empresas esteja de acordo com os requisitos de divulgação obrigatória de informação e que a informação relatada seja de qualidade para as várias partes interessadas. O presente estudo tem como objetivo analisar a evolução do nível de divulgação financeira, segundo a IAS 1, bem como analisar os potenciais determinantes do nível de divulgação das empresas cotadas portuguesas, com base na informação relatada em 2020. Os resultados obtidos sugerem que, em média, as empresas cotadas portuguesas no PSI 20 divulgam 82% dos requisitos obrigatórios da IAS 1, consistente com os resultados de estudos anteriores que apresentaram valores médios de 80% (Gaio & Mateus, 2014; Afonso, 2016). Pelo facto de valor ser superior a 80%, podemos classificar o nível de divulgação das empresas em análise de “High compliance” (Mutawaa & Hewaidy, 2010). Os fatores determinantes analisados foram o setor de atividade, a dimensão da empresa, a idade da empresa e a rentabilidade do capital próprio. Os resultados obtidos sugerem que apenas a rentabilidade do capital próprio é que apresenta uma relação positiva significativa com o nível de divulgação das empresas.


Trabalho final de Mestrado