Aluno: Gabriel Pereira Da Silva
Resumo
Os preços de transferência interna (PTI) são muito importantes na medida em que afetam a alocação de custos e lucros entre unidades de uma organização, o que pode ter um impacto direto nos resultados financeiros e na eficácia operacional.
A análise de fatores contingenciais associados à adoção de preços de transferência interna é crucial, uma vez que esses influenciam a complexidade das operações e a necessidade de utilizar PTI como uma ferramenta de gestão. Compreender estes fatores contextuais ajuda as empresas a tomar decisões informadas sobre a implementação e utilização adequada dos PTI, de modo a otimizar os seus resultados financeiros e estratégicos.
A presente dissertação analisa a relação de cinco fatores contingenciais – dimensão, propriedade familiar, internacionalização, integração em grupo económico e estratégia - na adoção de PTI nas empresas portuguesas. Para tal, foram utilizadas 2.519 respostas de um questionário dirigido a CEO, CFO, e controllers de empresas portuguesas.
Os resultados mostram que empresas maiores, não familiares, internacionalizadas e parte de grupos económicos tendem a adotar mais preços de transferência interna. Não foi encontrada uma relação entre o tipo de estratégia adotada e a utilização de preços de transferência interna.
Trabalho final de Mestrado