Aluno: Raquel Martins Lucas
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo analisar as relações entre a utilização de métricas não financeiras na avaliação de desempenho, qualidade do feedback, confiança no superior hierárquico, satisfação no trabalho e intenção de saída. Para tal, foram utilizados dados de um questionário online dirigido aos gestores de pequenas, médias e grandes empresas portuguesas, realizado no âmbito de um projeto de investigação mais amplo acerca da utilização de incentivos em empresas portuguesas (Alves, 2018). Os dados recolhidos foram posteriormente analisados mediante um modelo de equações estruturais dos mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) através software SmartPLS 4.0.
Os resultados evidenciam uma relação positiva entre a qualidade do feedback e a confiança no superior hierárquico, entre a qualidade do feedback e a satisfação no trabalho e entre a confiança no superior hierárquico e a satisfação no trabalho. O estudo demonstra ainda que existe uma relação negativa entre a satisfação no trabalho e a intenção de saída. Por fim, através das análises adicionais, foi possível concluir que: (i) as métricas não financeiras número de reclamações dos clientes e nível de satisfação dos gestores estão positivamente relacionadas com a qualidade do feedback; (ii) nas grandes empresas, a qualidade do feedback está negativamente relacionada com a utilização de métricas não financeiras.
Trabalho final de Mestrado