Aluno: Catarina Santos Henriques
Resumo
A Qualidade da Auditoria (QA) manifestada no relatório de auditoria é um instrumento relevante para melhorar a credibilidade do relato financeiro das organizações. Em última instância, a opinião de auditoria e os restantes elementos do relatório resultam da qualidade da job performance (JP) dos auditores. Consequentemente, a identificação dos fatores que possam afetar a JP tem sido uma proeminente linha de investigação em Auditoria.
O presente estudo tem como objetivo analisar a influência do stress, da satisfação no trabalho e do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional na JP dos auditores. Para além disso, com o contexto pandémico e a introdução do teletrabalho obrigatório, pretendeu-se avaliar se o facto dos auditores estarem em teletrabalho, amplificou ou reduziu as relações acima descritas. Deste modo, o teletrabalho é considerado como um efeito moderador neste estudo, permitindo colmatar uma lacuna na literatura existente. A estratégia de investigação utilizada foi o inquérito, tendo os dados sido recolhidos através de um questionário eletrónico. Para a análise dos dados utilizou-se o método Partial Least Squares – Structural Equation Model, utilizando uma amostra de 325 auditores portugueses.
Os resultados indicam que a satisfação no trabalho tem um efeito positivo e significativo na JP dos auditores. A sobrecarga de trabalho, de forma positiva, e a ambiguidade, de forma negativa (componentes do stress), apresentam uma influência significativa na JP. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional apenas demonstra uma relação negativa e significativa numa dimensão da JP quando este é medido através do conflito trabalho-família. Para além disso, concluiu-se que o teletrabalho não modera as relações entre as variáveis, o que indica que o teletrabalho não afetou o contexto em que os auditores desenvolveram o seu trabalho.
Trabalho final de Mestrado