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QUAL O IMPACTO DA ADOÇÃO DA IFRS 15 NA DIVULGAÇÃO DAS MATÉRIAS RELEVANTES DE AUDITORIA?

Aluno: Beatriz Costa De Jesus


Resumo
Tendo em consideração as alterações causadas pela adoção da IFRS 15 ‘Rédito de Contratos com Clientes’, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2018 (com aplicação antecipada permitida), esta investigação pretende compreender os efeitos dessa adoção nas matérias relevantes de auditoria divulgadas pelos auditores. A nova norma alterou de forma significativa as políticas contabilísticas que as empresas vinham a adotar sobre os réditos, com as consequentes alterações nos procedimentos internos. Deste modo, é expectável que esta norma tenha impacto no trabalho desenvolvido pelos auditores, bem como nas matérias consideradas como relevantes, não só porque a IFRS 15 é baseada em princípios, o que implica um maior julgamento por parte dos gestores, mas também porque a alteração de políticas contabilísticas pode implicar alterações nos procedimentos internos das empresas, com consequências no trabalho dos auditores. Com a alteração do relatório do auditor pelo IAASB, efetiva em 2016, nomeadamente através da introdução de uma nova secção, passou a ser obrigatório para as auditorias a EIPs a comunicação das matérias relevantes de auditoria (key audit matters – daqui em diante, KAM). Nesse sentido, e tendo em conta que o rédito é uma área de elevado risco de distorção material das demonstrações financeiras, o propósito deste trabalho consiste em identificar se a adoção da IFRS 15 teve impacto na divulgação de KAM sobre o rédito por parte dos auditores e quais os determinantes do reporte dessas KAM. Espera-se que a materialidade, o número de segmentos, a alavancagem e a dimensão contribuam para uma maior probabilidade de as entidades sofrerem alterações no relato de KAM relacionadas com o rédito, ao passo que se prevê que a rendibilidade e o tenure das empresas influenciem negativamente a probabilidade de os auditores divulgarem KAM sobre o rédito após a adoção da nova norma. Para tal, foi utilizada uma amostra de 88 empresas do Reino Unido, que constam no índice FTSE 100, cujos relatórios de auditoria divulgam KAM nos anos de 2017 e 2018, ou 2018 e 2019 (dependendo se o ano financeiro termina a 31 de dezembro ou antes, respetivamente). Os resultados do estudo revelam que empresas de maior dimensão têm maior probabilidade de apresentar uma KAM sobre o rédito, enquanto a relação é negativa para a materialidade, a complexidade, a rendibilidade e o setor de Consumer Cyclicals.


Trabalho final de Mestrado