Aluno: Ana Beatriz Bebras Ferreira
Resumo
As skills e as características individuais da equipa de auditoria são elementos essenciais na determinação do comportamento dos auditores e da qualidade da auditoria. A presente dissertação tem como objetivo contribuir para a literatura sobre a Qualidade da Auditoria, analisando o efeito moderador das Soft Skills dos profissionais de auditoria na relação entre o stress e o desempenho das suas tarefas. Assim, procura-se relacionar duas áreas importantes de investigação em Auditoria: capital humano e qualidade da auditoria.
Para realizar esta investigação foi utilizado o inquérito, onde os dados foram recolhidos através de um questionário eletrónico endossado a auditores portugueses. A amostra é composta por 111 auditores portugueses, que exercem atividade em firmas de auditoria. Na realização da análise dos dados foi utilizado o Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM) com o software SmartPLS 4.0.
Os resultados obtidos evidenciam que o stress tem uma relação negativa com a qualidade da auditoria. Adicionalmente, verificámos que apesar de existir um efeito direto positivo da inteligência emocional, resiliência, gestão do tempo e autoeficácia na qualidade de auditoria, as mesmas skills não produzem um efeito moderador significativo na relação entre o stress e a qualidade da auditoria. Assim, obtivemos evidência que as soft skills não são suficientes para influenciar a relação entre o stress e a qualidade de auditoria. Em suma, concluímos que o stress contribui para a redução da qualidade de auditoria mesmo com a presença das quatro soft skills estudadas.
Trabalho final de Mestrado