Aluno: LuÍs Manuel Pinto Oliveira
Resumo
O estudo analisa a perceção dos fornecedores da Força Aérea Portuguesa (FA) sobre os determinantes da adoção das práticas de Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental, considerando a Pressão dos stakeholders, a Motivação, as Barreiras e o Apoio da FA como fatores influenciadores da adoção das mesmas.
Criou-se um questionário por inquérito como método de recolha de dados, obtendo-se 584 respostas válidas, representativas do tecido empresarial dos fornecedores da Força Aérea. Para a análise de dados e teste das hipóteses formuladas, utilizou-se o método dos mínimos quadrados parciais através do modelo de equações estruturais. Realizaram-se ainda entrevistas semiestruturadas a dois fornecedores, como forma de análise de robustez.
Os resultados demonstram que o apoio da FA influencia positivamente a pressão dos stakeholders, assim como a adoção de práticas sociais e ambientais. A Pressão dos stakeholders e a Motivação influenciam positivamente a adoção destas, no entanto as Barreiras não têm um efeito significativo neste âmbito.
O estudo contribui para a elaboração de políticas de implementação de comportamentos de responsabilidade social empresarial nos fornecedores do setor público português, assim como, para a melhor compreensão dos fatores que influenciam a adoção de práticas de sustentabilidade.
Trabalho final de Mestrado