Aluno: Bruno Alexandre Dias BarÃo
Resumo
A incerteza política económica impacta no comportamento das principais moedas globais. Neste contexto, torna-se importante perceber como as criptomoedas, tratando-se de ativos recentes e descentralizados que não requerem o controlo de nenhuma entidade governamental, se comportam face à incerteza política económica.
Assim, o principal objetivo deste estudo é caraterizar as criptomoedas enquanto instrumento de cobertura de risco, mas também como instrumento safe-haven e diversificador de portfólios de investimento, quando confrontadas com a incerteza da política económica.
Neste estudo foram aplicadas as metodologias Cross Wavelet Transform e Wavelet Coherence, contemplando uma amostra de 52 observações mensais de sete índices de incerteza de política económica e de duas criptomoedas, no espaço temporal compreendido entre janeiro de 2018 e abril de 2022.
Através da aplicação da metodologia Cross Wavelet Transform, conclui-se que a Bitcoin tanto pode agir como um instrumento safe-haven como um instrumento de cobertura de risco. Já a Ethereum pode ser caraterizada principalmente como um diversificador de portfólios de investimento. De acordo com a Wavelet Coherence, os resultados demonstram que ambas as criptomoedas são instrumentos safe-haven, de cobertura ao risco e diversificadores de portfólios de investimento, em períodos distintos.
O principal contributo do estudo é concorrer para a literatura acerca do comportamento das criptomoedas quando confrontadas com a incerteza da política económica, auxiliando assim a tomada de decisão por parte dos investidores.
Trabalho final de Mestrado