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O impacto das características do comité de auditoria sobre a divulgação voluntária de informações sobre a responsabilidade social corporativa: uma análise das empresas brasileiras

Aluno: Renato Fernandes Vinhato


Resumo
Com as crescentes pressões por parte da sociedade civil, dos governos, de instituições multilaterais, das universidades e do próprio setor empresarial a divulgação de informações sobre a responsabilidade social corporativa ganhou destaque na agenda das grandes empresas. Assim, este estudo tem como objetivo verificar o impacto das características do comité de auditoria sobre a divulgação voluntária de informações sobre responsabilidade social corporativa (RSC) por meio de uma análise das empresas brasileiras. Para isso foram consultados os formulários de referência, as demonstrações financeiras, os relatórios de administração e as divulgações de informações sobre RSC de 40 empresas cotadas no índice Ibovespa da B3. Os resultados do estudo mostram evidência que a presença de mulheres e a independência dos membros do comité de auditoria impactam negativamente a divulgação voluntária de informações sobre RSC. Em contrapartida, outras características não relacionadas com o comité de auditoria como o crescimento do ativo total em relação ao ano anterior, a independência dos membros do conselho de administração e o tamanho do ativo total da empresa mostraram-se positivamente associadas a divulgação voluntária de informações sobre RSC. Desta forma, sugere-se que estudos futuros abordem essas características. Este estudo contribuiu com a literatura pelo fato de ser o primeiro a investigar o impacto das características do comité de auditoria sobre a divulgação voluntária de informações sobre o RSC das empresas brasileiras.


Trabalho final de Mestrado