Aluno: Eduardo Boavida Paulo Gil
Resumo
Este relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular realizado na Deloitte, com a duração de 9 meses. O tema abordado resume-se aos procedimentos para obtenção de prova de auditoria, sendo que o objetivo é estabelecer uma relação entre o mesmo e as tarefas realizadas ao longo do estágio.
Durante o trabalho de auditoria, e conforme me foi possível observar ao longo do estágio, a recolha e o tipo de prova de auditoria utilizada em cada procedimento é um fator importantíssimo para o auditor conseguir emitir uma opinião face às demonstrações financeiras apresentadas. Contudo a quantidade de prova necessária, vai depender do risco que o auditor considerou para cada ABCOTD (Account Balances, Class Of Transactions and Disclosures), e por sua vez com base nessa avaliação de risco, o mesmo vai precisar de definir os procedimentos a efetuar e o tipo de prova a recolher.
Com o intuito de apresentar o conhecimento que consegui reter ao longo deste período, exponho primeiramente uma revisão de literatura com os tópicos que considero mais adequados com base no tema do relatório. De seguida, apresento as atividades desenvolvidas tal como o objetivo das mesmas, e a relação que têm com o tópico escolhido. Por último, é apresentada uma reflexão crítica do estágio no seu todo.
Trabalho final de Mestrado