Aluno: Catarina Isabel Da ConceiÇÃo Pereira
Resumo
A auditoria é essencial para que as decisões tomadas pelos utilizadores das Demonstrações Financeiras de uma empresa, possam basear-se, com segurança e confiabilidade, na realidade financeira de uma entidade.
Com intuito de possibilitar o auditor de gerar o output de uma auditoria, que consiste na emissão de uma opinião acerca da DF’s de uma empresa, com o objetivo de garantir a segurança e fiabilidade das mesmas, torna-se imperativo a realização de diversos procedimentos, bem como a progressão das distintas fases inerentes ao trabalho de auditoria. Essas fases englobam, entre outros, o planeamento, a avaliação do risco de auditoria, a definição da materialidade e a execução dos procedimentos de obtenção de prova.
O presente relatório de estágio tem como objetivo aprofundar os conhecimentos nas fases enumeradas anteriormente, assim como na análise de um procedimento de obtenção de prova, mais especificamente, o procedimento de contagens de inventários. A análise realizada incide sobre uma contagem de inventários real numa empresa pertencente à carteira de clientes da Deloitte & Associados, SROC, SA, sendo esta a entidade acolhedora do estágio.
O foco no procedimento de contagens de inventários procura verificar se os pressupostos estabelecidos nas Normas Internacionais de Auditoria foram cumpridos, relacionando-os com a revisão da literatura.
Trabalho final de Mestrado