Aluno: Kenza Fernandes Sanches
Resumo
O underpricing é considerado o principal atributo das IPO. A literatura sustenta que a assimetria de informação que consta nas IPO é o principal motivo para o underpricing. Os investidores recorrem ao score ESG para tomarem decisões sobre os seus investimentos, pois consideram que é uma informação fundamental. Portanto, a informação disponibilizada pelo score ESG é relevante pois influencia o valor da empresa, o que por sua vez, permite reduzir a assimetria de informação. A literatura defende que as teorias de agência, stakeholders, legitimidade, sinalização e criação de valor são capazes de explicar as práticas ESG, podendo estas ser mutuamente exclusivas ou não. Neste contexto, o principal objetivo da presente dissertação é perceber a relação que existe entre o score ESG e o underpricing.
Para a concretização do estudo estabeleceu-se uma amostra de 167 empresas não financeiras europeias que realizaram uma IPO no período de 2008 a 2021. Foram estabelecidos 4 modelos distintos para perceber como o score ESG e os seus pilares, de forma individual, influenciam o underpricing. Os resultados mostram evidências que o score ESG é significativo para explicar a diminuição do underpricing, dado que os investidores estão conscientes da sua vantagem competitiva e da obtenção de lucros sustentáveis a longo prazo. No entanto de forma individual apenas o pilar da governação é significativo, uma vez que este pilar não é influenciado pela indústria e é essencial para que exista um bom desempenho ESG.
Trabalho final de Mestrado