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-O IMPACTO DA DIVULGAÇÃO DA INFORMAÇÃO NÃO FINANCEIRA NA PERFORMANCE FINANCEIRA DAS EMPRESAS COTADAS DE PORTUGAL DE ACORDO COM A DIRETIVA 2014/95/EU

Aluno: Mariano Feca Oliveira Hateua


Resumo
Durante as últimas anos, as divulgações corporativas cresceram e mudaram rapidamente devido, em parte, a Diretiva da União Europeia 2014/95/EU que trouxe uma nova estrutura de relatos financeiros elaborados pelas empresas localizadas nos Estados Membros da União Europeia, impondo-lhes requisitos de divulgação de informações não financeiras, a partir do ano de 2017. Neste contexto, a dissertação tem como objetivo analisar o impacto da divulgação da informação não financeira na performance financeira das empresas cotadas de Portugal de acordo com a Diretiva 2014/95/EU. Para o presente estudo, recorreu-se a lista de 26 grupos de empresas portuguesas cotadas na Euronext Lisbon e que elaboravam relatório de sustentabilidade ou relatório de gestão ou integrado entre 2020 e 2021. Foi realizado uma análise de conteúdo manual e análise de regressão OLS para avaliar a relação entre a divulgação da informação não financeira e a performance financeira, medido por ROE e Tobin´s_Q. Os resultados obtidos evidenciam que o índice de divulgação da informação não financeira não está associado com a rentabilidade da empresa (ROE). Os resultados apresentam também uma associação negativa entre o índice de divulgação da informação não financeira com Tobin´s_Q. Além disso, a análise de conteúdo, revelou um ligeiro aumento da divulgação não financeira por parte das empresas cotadas portuguesas.


Trabalho final de Mestrado