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O Goodwill como Matéria Relevante de Auditoria: determinantes e consequências

Aluno: InÊs GonÇalves AntÓnio


Resumo
Em 2015, o IAASB propôs modificações ao formato do relatório de auditoria em vigor, introduzindo uma nova secção dedicada às matérias relevantes de auditoria (KAM), que consistem nas informações divulgadas na Certificação Legal das Contas que destacam os temas que foram mais intensivamente e detalhadamente analisados pelos auditores. Uma das KAM mais frequentemente identificadas relaciona-se com o goodwill, uma vez que o teste de imparidade do mesmo envolve o uso de estimativas contabilísticas, dependendo do julgamento profissional da gestão. Neste sentido, este estudo tem como objetivo identificar os fatores que influenciam os auditores a divulgarem KAM sobre o goodwill e as consequências financeiras da sua divulgação, tendo sido utilizada uma amostra global de 65 empresas cotadas na bolsa de valores do Brasil (B3), nos períodos findos em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022. Em concordância com as hipóteses formuladas, este estudo conclui que: a probabilidade de os auditores divulgarem uma KAM sobre o goodwill é maior em empresas em que o valor do goodwill é mais elevado; a divulgação de KAM sobre o goodwill no relatório de auditoria no ano N-1 provoca uma diminuição nos resultados operacionais da empresa no ano seguinte.


Trabalho final de Mestrado