Aluno: Micaela LourenÇo Braz
Resumo
Uma auditoria financeira é um exame que visa avaliar se as demonstrações financeiras de uma entidade estão, em todos os aspetos materiais, em conformidade com as normas de relato financeiro aplicáveis. Este trabalho decorre ao longo de várias etapas interligadas entre si. O conhecimento do negócio e do meio envolvente de uma entidade é uma etapa que compõe a fase de planeamento de uma auditoria e que assume um papel de extrema importância para a qualidade final da auditoria.
Através da recolha e análise de informação que permita caracterizar o negócio da entidade e da sua envolvente, o auditor consegue identificar os acontecimentos/práticas que, no seu entender, poderão suscitar distorções materiais ao nível global das demonstrações financeiras e/ou das asserções relativas às transações, saldos e divulgações. Dessa forma, esta etapa é crítica para o auditor determinar o risco inerente, elemento que faz parte da equação do risco de auditoria.
O presente trabalho tem como principal propósito descrever detalhadamente as atividades realizadas durante o estágio curricular realizado na divisão de auditoria da firma Pontes, Baptista & Associados, SROC, Lda.. Adicionalmente, tem como objetivo final aprofundar o entendimento acerca da importância do conhecimento do negócio e do meio envolvente numa auditoria às demonstrações financeiras.
Trabalho final de Mestrado