Aluno: Joana Filipa Silva Dias
Resumo
Esta dissertação estuda o nível de implementação da Sustentabilidade e divulgação de informação não financeira por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, tendo como principais objetivos analisar como estas Instituições implementam práticas de Sustentabilidade, bem como quais os principais fatores que têm influência sobre essa implementação.
Este trabalho surgiu tendo em conta a crescente preocupação e consciencialização da problemática do Desenvolvimento Sustentável. Além disso, sendo as IES consideradas como fundamentais na sociedade, é de grande interesse perceber como se estão a adaptar a esta problemática.
O estudo foi realizado em três fases, através da análise de conteúdo aos websites das Instituições relevantes. Numa primeira fase, foram analisadas 29 IES públicas, de seguida, 27 IES privadas e, por fim, foram agrupados os dados das IES públicas e privadas, perfazendo um total de 56 IES estudadas, onde foi aplicado um modelo de regressão linear.
A análise dos resultados permitiu concluir que as IES públicas são as que mais implementam práticas de Sustentabilidade, quando comparadas com as IES privadas. Concluiu-se também que a dimensão das IES e a divulgação dos Relatórios de Sustentabilidade influenciam de forma positiva a implementação de práticas de Desenvolvimento Sustentável. Quanto aos Relatórios de Sustentabilidade, verificou-se que estes ainda se encontram numa fase precoce de implementação.
Trabalho final de Mestrado