Aluno: Beatriz Ribeiro SimÕes
Resumo
A presente dissertação procurou investigar meios que possibilitem a redução do audit expectation gap (AEG). Esta lacuna de expectativas é originada pelo facto de os diversos stakeholders possuírem diferentes pontos de vista sobre aquela que deve ser a função do auditor, face ao que os próprios auditores acreditam ser o seu papel. Este gap tem vindo a intensificar-se, sobretudo devido aos vários escândalos de fraude que ocorreram nas últimas décadas e que resultaram numa quebra de confiança nas auditorias.
Para tal, foi realizado um estudo experimental, no qual foram inquiridos estudantes, profissionais de contabilidade e de outras áreas económicas, tendo sido divulgada a materialidade no relatório de auditoria, como instrumento para mitigar o AEG. Esta abordagem assentou na premissa de que a materialidade constitui uma peça fundamental do processo de auditoria sendo, desse modo, uma das áreas sujeita à existência de AEG. Adicionalmente, foi estudada a forma como o perfil de tomada de decisão dos indivíduos pode moderar a relação entre a divulgação da materialidade no relatório de auditoria e o AEG. A análise das respostas obtidas foi realizada através do IBM SPSS, tendo sido efetuadas várias análises estatísticas como o teste Kruskal-Wallis, modelo de regressão e testes às Estimativas Marginais.
Os resultados obtidos verificam que a divulgação da materialidade no relatório de auditoria não impacta significativamente a minimização do AEG. Contudo, verificamos que o AEG relacionado com a responsabilidade do auditor diminui com a divulgação da materialidade no relatório de auditoria. Posteriormente, também não encontrámos evidência significativa de que o perfil de tomada de decisão apresente um impacto relevante na relação entre AEG e a divulgação da materialidade no relatório do auditor. No entanto, foi observada, ao nível da responsabilidade do auditor, uma diferença significativa entre a versão sem materialidade no relatório de auditoria e a versão com materialidade, para os indivíduos racionais.
Trabalho final de Mestrado