Aluno: Miguel David Da Cruz Justino
Resumo
O panorama económico do futebol europeu nas últimas décadas, bem como a necessidade de assegurar o seu desenvolvimento financeiro de forma sustentada, tem revelado a importância da qualidade das demonstrações financeiras (DF’s) no apoio às tomadas de decisão dos stakeholders. Desse modo, a auditoria desempenha um papel primordial ao contribuir para o aumento da credibilidade das DF’s, sendo crucial que os seus utilizadores depositem confiança na opinião do auditor. É neste contexto que a Qualidade da Auditoria (QA) tem assumido uma crescente relevância junto dos stakeholders dos clubes de futebol.
A presente investigação visa avaliar a QA inerente aos relatórios de auditoria emitidos sobre as DF’s dos clubes profissionais de futebol, através de uma métrica input do processo de auditoria (honorários de auditoria) e duas métricas output (avaliação do risco de continuidade pelo auditor e a propensão para os clubes superarem expectativas de resultados). Posteriormente, foi analisado o impacto que determinadas características das entidades auditadas (estrutura de propriedade e performance desportiva) e do auditor (dimensão da firma de auditoria e especialização na indústria) revelam na QA. Este estudo utiliza uma amostra constituída pelos dados dos clubes ingleses que participaram na Premier League entre as épocas desportivas 2018/2019 e 2022/2023, totalizando 100 observações. A análise descritiva e os testes de hipóteses foram efetuados com recurso ao software estatístico STATA.
Os resultados obtidos indicam que, tanto a estrutura de propriedade, como o nível de especialização do auditor na indústria do futebol e a performance desportiva têm influência na QA efetuada aos clubes de futebol. Em sentido oposto, a dimensão da firma de auditoria não revelou ser um fator que influencie significativamente a QA dos clubes profissionais de futebol.
Trabalho final de Mestrado