Aluno: Daniel Mindjendje Cassanga
Resumo
A problemática do alisamento de resultados tem suscitado grande interesse entre vários autores, motivando-os a realizar análises aprofundadas sobre o tema, especialmente em economias como a europeia e a norte-americana. No entanto, poucos estudos exploram esta questão no contexto das economias africanas.
Com a entrada em vigor da IFRS9 em 2018, substituindo a IAS39 e alterando a metodologia de estimativa das perdas por imparidade de crédito, surge um interesse acrescido em compreender o impacto destas mudanças. Adicionalmente, é relevante analisar de que forma a corrupção pode influenciar o comportamento dos gestores na prática de alisamento de resultados.
Com uma amostra de 95 bancos comerciais e de investimento cotado e não cotados, provenientes de 21 países africanos, correspondente ao período de 2014 a 2022, os resultados sugerem o uso das LLPs para o alisamento de resultados durante o período em análise. Não foram encontradas evidências que adoção das IFRS9, aumenta o alisamento de resultados através das LLPs; contudo, há indícios de que os bancos em países com um maior índice de perceção da corrupção são mais propensos a utilizar as LLPs para alisar os resultados.
Trabalho final de Mestrado