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Impacto de Incentivos Monetários e Não Monetários na Motivação dos colaboradores da empresa Combusloures - Comércio de Combustíveis e Lubrificantes Lda

Aluno: Alice CarriÇo Cardoso Teixeira


Resumo
O presente estudo analisa o impacto de um conjunto de Incentivos Monetários, assim como Incentivos Não Monetários, na Motivação dos colaboradores da empresa Combusloures – Comércio de Combustíveis e Lubrificantes Lda. Utilizando como amostra os colaboradores da Combusloures, observa-se que os incentivos com impacto na Motivação são apenas os Incentivos Monetários, não se verificando qualquer influência por parte de Incentivos Não Monetários. Contudo, de todos os Incentivos Monetários estudados, apenas o Bónus 15º mês de Salário mostrou ter impacto estatisticamente significativo na Motivação. Assim, os resultados permitem sugerir à Combusloures a retirada de alguns dos bónus atribuídos na atualidade, por forma a dar lugar ao incentivo mais valorizado pelos colaboradores - o 15º mês de Salário – sugerindo-lhe que faça uma análise económica desta reestruturação no sistema de incentivos. Apesar de não revelarem impacto sobre a Motivação quando se analisa a amostra no seu todo, sugere-se que se mantenham alguns dos Incentivos Não Monetários já praticados na atualidade, assim como a introdução de novos, na medida em que foram verificadas diferenças estatisticamente significativas na valorização de alguns destes incentivos quando a amostra é dividida em grupos. Para além disso, a literatura de suporte também defende que um eficaz sistema de incentivos deverá integrar incentivos de ambas as naturezas, monetária e não monetária.


Trabalho final de Mestrado