Aluno: JoÃo Minas Pinheiro
Resumo
Tendo em conta que a fraude no IVA é generalizada e envolve importantes perdas de receita, existe uma crescente preocupação dos países em incentivar os contribuintes a pedir faturas. Este trabalho tem como objetivo averiguar quais os fatores determinantes do pedido de fatura com número de identificação fiscal (NIF) pelos contribuintes individuais.
De forma a abordar esta questão foi elaborado e aplicado um questionário a contribuintes singulares sujeitos e não isentos de IRS. O questionário aborda várias questões como evasão e fraude fiscal, cumprimento fiscal, o e-fatura e os fatores determinantes no pedido de fatura com número de identificação fiscal (NIF), sendo a amostra constituída por 240 observações.
Assistiu-se a uma diferença de médias estatisticamente significativa na componente do comodismo e no índice de influência positiva. Os dados mostram uma diminuição da concordância com a componente do comodismo no pedido de fatura à medida que os contribuintes envelhecem, bem como uma maior concordância com os fatores positivos que influenciam o pedido de fatura nos indivíduos com menos habilitações académicas.
Com o intuito de se obter uma imagem representativa dos fatores subjacentes ao pedido de fatura em Portugal, seria interessante aplicar o questionário a uma amostra maior, podendo obter-se resultados mais consistentes.
Trabalho final de Mestrado