Aluno: Alexandra Filipa Dias SimÃo
Resumo
Resumo
A economia mundial atravessou uma profunda crise económica e financeira e o setor dos transportes foi afetado pela mesma. Assim, torna-se objetivo do presente trabalho determinar qual o impacto da crise económica e financeira de 2008/2009 no crescimento e na rentabilidade do setor dos transportes em Portugal.
Numa primeira fase, procedeu-se a uma análise dos indicadores económicos. Numa segunda fase, foi feita a análise a vários rácios económico-financeiros (rácios de liquidez, rácios de alavanca financeira, rácios de rendibilidade e rácios de atividade), no período de 2007 a 2010, de modo a perceber se o setor em análise foi afetado pela crise mundial.
Por último, foi realizada uma análise econométrica a três variáveis (Rentabilidade do Ativo, Rendibilidade do Capital Próprio e Produtividade do Trabalho). Para o efeito, foi utilizada uma amostra de 34 empresas, inseridas nos três modos de transporte (marítimo, terrestre e aéreo), com referência ao período de 2000 a 2010, recolhida da base de dados Amadeus.
Os resultados obtidos permitem concluir que a crise macroeconómica afetou, negativamente, o crescimento e a rentabilidade do setor dos transportes em Portugal.
Trabalho final de Mestrado