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An Essay on Strategic use of Non-GAAP earnings and Accrual based Earnings Management

Aluno: Francisco Aranda Correia


Resumo
O propósito deste estudo é analisar a associação entre gestão de resultados e a divulgação de resultados non-GAAP tendo em conta o aparente aumento do desejo, por parte dos gestores, em divulgar este tipo de resultados. A amostra do estudo é composta por 2 122 empresas cotadas, de 14 países europeus, cobrindo um horizonte temporal dos anos de 2011 a 2018. De modo a calcular a medida de gestão de resultados, foi utilizado o modelo de Jones (1991), ajustado posteriormente por Kothari, Leone and Wasley (2005), de maneira a estimar accruals discricionários. Os resultados mostram que a divulgação de relatórios non-GAAP se rege por um motivo oportunista, tendo em conta que, forneço evidência empírica que indica que este tipo de divulgação está correlacionado com altos níveis de gestão de resultados baseada em accruals (AEM). Por outro lado, a prática de divulgação non-GAAP está relacionada com AEM negativa, indicando que são estrategicamente utilizadas como métodos complementares. Estes resultados não são consistentes com as conclusões obtidas por Doyle, Jennings and Soliman (2013) e Black, Christensen, Taylor e Schmardebeck (2017). Tendo em conta a direção da gestão de resultados baseada em accruals, os resultados obtidos indicam que os gestores que manipulam os seus resultados financeiros com o intuito de reduzi-los são mais propensos a divulgar relatórios non-GAAP. As conclusões obtidas através desta pesquisa permitem o desenvolvimento do conhecimento inerente a uma, até então debilmente explicada, associação entre dois campos académicos largamente abordados pela literatura existente.


Trabalho final de Mestrado