Aluno: Alexandra Marisa Martins De Sousa Soutinho
Resumo
O presente estudo tem como finalidade analisar o modo como os auditores externos lidam com a fraude, nomeadamente a fraude de relato financeiro. A análise em questão aborda as várias fases de uma auditoria, desde a planificação até ao momento que se emite uma opinião. Irá também ser abordada a relação entre os anos de experiência profissional de um revisor oficial de contas (ROC) e a sua opinião acerca da fraude, ou seja, se esta se vai ou não alterando tendo em conta os anos de experiência.
Numa primeira fase foram abordados os temas mais pertinentes, possibilitando um enquadramento teórico sobre o âmbito do tema em causa, exemplificando-o também com um caso real e os seus impactos. Posteriormente, de modo a efetuar o estudo, foi elaborado um questionário direcionado exclusivamente aos ROC. Este, foi respondido por 80 profissionais de auditoria, com análise pormenorizada em cada uma das 18 questões, tendo em conta a sua frequência absoluta e relativa.
Os resultados obtidos através da análise de médias, indicam que a variável da experiência profissional não tende a influenciar a opinião dos ROC. Deste modo, ao longo das várias fases de trabalho de uma auditoria a opinião acerca da fraude tende a ser a mesma, independentemente dos anos de experiência em causa.
Trabalho final de Mestrado