Aluno: Rui Pedro De Andrade Pinto
Resumo
Com o aparecimento da internet, os comportamentos dos consumidores e as suas expetativas estão a mudar e a crescer a um ritmo cada vez mais acelerado, o que está a obrigar a indústria bancária, considerada historicamente bastante conservadora, a modificar as suas prioridades. Neste sentido, cada vez mais os bancos têm procurado introduzir a tecnologia em todos os seus processos e áreas, de modo a potenciar o seu impacto, e a torná-la uma vantagem competitiva perante os seus concorrentes.
Assim sendo, este estudo tem como finalidade estudar a associação entre variáveis representativas da transformação digital e medidas de performance dos bancos europeus, para o período compreendido entre 2016 e 2018. Para tal, recorreu-se a três métodos de estimação diferentes: o Método dos Mínimos Quadrados Ordinários, o Modelo de Efeitos Fixos e o Modelo de Efeitos Aleatórios.
Em termos gerais, os resultados obtidos sugerem a existência de uma relação positiva e direta entre as variáveis digitais e de performance, o que significa que bancos com maiores graus de digitalização apresentam melhores níveis de performance.
Trabalho final de Mestrado