Aluno: Maria VerÓnica Faria De Sousa
Resumo
O presente estudo analisa a relação entre Gestão de Resultados e Responsabilidade Social Empresarial. Para além disso, e com base em estudos anteriores, é investigado se a orientação para responsabilidade social de uma empresa condiciona o trade-off entre gestão de resultados por accruals e gestão de atividades reais. Assim, é considerada uma amostra de 308 empresas cotadas da União Europeia para o período de 2013 a 2019. Como medida de accruals discricionários é usado o modelo de Jones modificado (1991), como descrito por Dechow, Sloan & Sweeney (1995). Como medida de gestão de atividades reais é usada a medida combinada com três componentes como descrita por Roychowdhury (2006). Finalmente, como medida de responsabilidade social empresarial recorre-se ao ESG score divulgado na base de dados Thomson Reuters Eikon. Os resultados sugerem uma relação negativa entre responsabilidade social empresarial e gestão de resultados no geral. A análise da relação de trade-off entre estratégias de gestão de resultados sugere que as empresas praticam menos gestão de atividades reais. Isto traz contributos adicionais à literatura por considerar que a orientação para responsabilidade social de uma empresa modera o uso das estratégias de gestão de resultados. Os resultados são robustos depois de considerar uma medida diferente para gestão de atividades reais e depois de alterar a composição da amostra. Como tal, a evidência é consistente com a ideia de que as atividades consideradas socialmente responsáveis estão associadas a comportamentos éticos por parte das empresas e não são uma tentativa de ocultar práticas menos corretas.
Trabalho final de Mestrado