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Comparação entre o Market Value Added e o Método dos Fluxos de Caixa Descontados: O caso da Coca-Cola Co.

Aluno: Jossline Jesus Correia


Resumo
O presente trabalho propõe-se realizar a comparação entre dois métodos distintos de avaliação de empresas - Discounted Cash Flow (DCF) e o Market Value Added (MVA), demonstrando a aplicabilidade destes dois modelos de avaliação no caso da Coca-Cola Co. É possível verificar que o disposto na literatura não é consensual. Da mesma maneira que há autores que defendem a utilização do DCF, existem outros que aconselham a utilização do MVA. Dada a falta de concordância em relação aos mencionados métodos, este trabalho pretende, também, contribuir para o presente debate. Para tal, foi realizada uma análise estratégica e financeira da empresa e do setor com base nos dados financeiros disponíveis relativos ao período de 2014 a 2018 e foram estimados os Free Cash-Flows (FCF) e o Economic Value Added (EVA©) para 2019-2023. Deste modo, foi possível estimar o valor da empresa pelos métodos do DCF e do MVA Os resultados obtidos nos dois métodos foram comparados entre si concluindo-se que os mesmo não coincidem, apesar do apresentado na literatura. Além disso, estes resultados foram comparados com o valor de mercado das ações da Coca-cola, Co. a 31 de dezembro de 2018 e apontaram para uma melhor estimação por parte do DCF em relação ao MVA.


Trabalho final de Mestrado