Aluno: Marcelo Da Mata Pina
Resumo
Esta dissertação analisa as posições contabilísticas adotadas em relação às criptomoedas até ao momento e permite perceber qual a posição que o tema da contabilidade financeira possui no debate acerca das criptomoedas.
Assim, este estudo contribui para o estudo de criptomoedas de duas formas distintas.
Primeiro foi feita uma revisão de literatura que permitiu enquadrar conceptualmente os criptoativos, distinguir entre os diversos tipos de criptoativos e identificar as opiniões de 3 dos principais organismos contabilísticos acerca do tratamento contabilístico que deve ser aplicado às criptomoedas.
Em seguida, foi efetuada uma análise quantitativa, partindo do estudo da Teoria da Arena e utilizando a plataforma Factiva, que permitiu identificar os principais atores no debate das criptomoedas e qual a posição que o tema da contabilidade financeira detém neste debate.
Este estudo dá um primeiro passo na temática da contabilidade financeira associada às criptomoedas, ao demonstrar a pouca relevância que está a ser dada a este tema na comunidade internacional e ao identificar um ponto de partida às empresas que lidam com este tema.
Os resultados demonstram a pouca importância que está a ser dada ao tema da contabilidade na área das criptomoedas e também a natureza diversa dos atores envolvidos nestes debates.
Trabalho final de Mestrado