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Certificação da qualidade e indicadores financeiros das empresas do sector da hotelaria em Portugal

Aluno: Andreia Filipa Teixeira Ferreira


Resumo
O aumento das exigências por parte dos consumidores e a atual concorrência empresarial levaram a que a qualidade assumisse um papel crucial no mercado de bens e serviços. Neste contexto, para serem bem-sucedidas, diversas empresas têm implementado métodos de melhoria e gestão da qualidade, nomeadamente a ISO 9000. Dado o número bastante elevado de empresas certificadas segundo esta norma, diversos autores desenvolveram estudos para compreender a associação entre a certificação da qualidade segundo a norma ISO 9000 e o desempenho das empresas, não sendo os resultados consensuais. Neste sentido, o presente estudo visa analisar a associação entre a certificação da qualidade e o desempenho financeiro das empresas, mais concretamente dos estabelecimentos hoteleiros portugueses, devido à sua importância para a economia portuguesa e aos escassos estudos que se debruçam sobre o sector da hotelaria. Com base numa amostra de 13 estabelecimentos não certificados e 9 estabelecimentos certificados, concluiu-se não existir diferenças no desempenho financeiro dos estabelecimentos certificados e dos estabelecimentos não certificados. Adicionalmente, verificou-se que não existe uma associação entre a certificação e o ROA e que existe uma associação negativa com o resultado líquido dos estabelecimentos.


Trabalho final de Mestrado