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Divulgação de informação sobre partes relacionadas e sua influência na valorização das empresas cotadas portuguesas

Aluno: Mafalda Sofia Carreira Vieira


Resumo
O presente estudo tem como objetivos: (1) avaliar o nível de divulgação da informação relacionada com as transações com partes relacionadas das empresas portuguesas cotadas, através da criação de um Índice de Divulgação relativo não ponderado; (2) identificar os principais determinantes do nível de divulgação das empresas; e (3) verificar se o mercado valoriza a divulgação de informação sobre as transações com partes relacionadas. Relativamente ao nível de divulgação da informação e conformidade com os requisitos da IAS 24, é possível verificar que as empresas portuguesas cotadas apresentam um nível médio de divulgação de 78%. As principais transações realizadas com partes relacionadas são de natureza operacional (cerca de 71%), nomeadamente Vendas e Prestações de Serviços. Por sua vez, as transações classificadas como atividades de financiamento são as que apresentam um maior peso em termos de valor monetário (cerca de 65%). No que diz respeito aos determinantes da divulgação da informação, os resultados sugerem que as empresas portuguesas cotadas de maior dimensão e mais endividadas apresentam níveis de divulgação superiores. Por fim, não foi encontrada evidência de que o mercado valoriza as empresas que apresentam níveis de divulgação superiores, já que a relação entre a divulgação das transações com partes relacionadas e a valorização das empresas não se revelou estatisticamente significativa.


Trabalho final de Mestrado