Aluno: Ângelo Correia Guerreiro
Resumo
São vários os contribuintes portugueses que se sentem confusos acerca dos mais variados assuntos em sede de Imposto sobre o Rendimento das pessoas Singulares (a seguir ?IRS?) (Andersson, 2016). O presente estudo visa analisar o nível de literacia fiscal dos contribuintes singulares portugueses em sede de IRS e os determinantes para o nível revelado.
Adicionalmente, é ainda pretendido colmatar as falhas existentes na literatura tal como sugerido por Palil (2010), Chardon (2014), Chardon et al. (2016) e Eriksen & Fallan (1996).
Baseado no método do inquérito por questionário, o presente estudo teve por base uma amostra de 158 indivíduos tendo as hipóteses formulados sido analisadas a partir de um modelo de regressão linear múltiplo.
Os resultados indicam que o conhecimento acerca das alterações legislativas fiscais influenciam fortemente o nível de conhecimentos fiscais dos indivíduos. Concluiu-se ainda que fatores como a idade e o número de anos de escolaridade desempenham um papel significativo no nível de literacia dos respondentes, sendo os mais novos quem possui menos conhecimentos. Quanto ao nível de escolaridade, verifica-se que nem sempre um aumento do número de anos de estudo implica um aumento dos conhecimentos fiscais dos respondentes. Por fim, observou-se que os respondentes com um background académico na área das ciências económicas, financeiras e empresariais possuem conhecimentos fiscais superiores.
Trabalho final de Mestrado