Aluno: Vanessa Venda Marques
Resumo
O aumento das exportações é uma das componentes importantes para a recuperação da crise económica e financeira que Portugal atravessa atualmente. A indústria do calçado liderou as exportações portuguesas em 2011, tornando-se no sector que mais positivamente contribuiu para a balança comercial do país. Desta forma, apresenta-se como um dos setores que pode cooperar para a recuperação e crescimento económico, estimulando à saída da atual crise.
Este trabalho tem como objetivo analisar os fatores determinantes das exportações da indústria do calçado em Portugal, no período de 2008 a 2011, a partir da análise económica e empresarial do setor com base em indicadores económicos e financeiros.
Para explicar a evolução das exportações apresentaram-se dois modelos econométricos. A partir de uma amostra de 31 empresas, procurou-se explicar o seu nível exportador a partir de um conjunto de indicadores económicos e financeiros. Considerando os vários contributos teóricos quanto aos fatores determinantes da exportação, foram escolhidas as seguintes variáveis explicativas: produtividade, custo por empregado, dimensão, Capital Próprio e endividamento. Os dados foram trabalhados em painel. Os resultados confirmam a relevância explicativa da dimensão e do custo médio por empregado, positivamente relacionados com o nível de exportações, demonstrando que a competição internacional está a ser baseada na qualidade e não tanto pelos preços.
Trabalho final de Mestrado