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O efeito da cultura na divulgação das Key Audit Matters: evidência de clientes europeus de uma Big 4

Aluno: Mariana Sofia Oliveira Fidalgo


Resumo
A partir da entrada em vigor do novo relatório de auditoria, tornou-se obrigatória a comunicação das Key Audit Matters (KAMs) para as auditorias das demonstrações financeiras para os períodos findos em ou após 15 de dezembro de 2016 de entidades de interesse público. Desta forma e tendo em conta que os fatores culturais podem influenciar os julgamentos e decisões dos auditores sobre a divulgação das KAMs, a presente dissertação investiga o possível efeito que a cultura do país de origem da empresa de auditoria tem na divulgação das KAMs no relatório de auditoria. Para realizar este estudo, obteve-se o número de KAMs através dos relatórios de auditoria do ano de 2017 de entidades de interesse público, todas elas cotadas, e auditadas pela Deloitte da Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia. Além disso, obteve-se as pontuações para cada uma das duas dimensões culturais (Power Distance e Individualism versus Collectivism) de Hofstede atribuídas aos vários países, através da ferramenta de comparação de países de Hofstede Insights. Os resultados obtidos através do estudo demonstram que quanto mais um auditor reconhece e respeita a diferença de poder, menor é o número de KAMs que ele tende a divulgar no relatório de auditoria. Esta tendência para divulgar um menor número de KAMs também ocorre quanto mais um auditor tiver preferência pelo individualismo. Assim, o estudo demonstra que o efeito da cultura se sobrepõe à pertença da auditora a uma rede.


Trabalho final de Mestrado