Aluno: Tiago Alexandre Costa Guedes
Resumo
O propósito deste estudo é compreender a relação entre as informações financeiras das instituições bancárias e a estrutura dos relatórios de auditoria. Adicionalmente, pretende-se verificar se os relatórios de auditoria são úteis para os stakeholders, em termos de informação e valor preditivo.
Recolheram-se dados financeiros e respetivos relatórios de auditoria de um total de 23 bancos, correspondendo para os vários exercícios financeiros, a 215 observações. Desses bancos foram selecionados 10 para se proceder à análise mencionada acima.
Os resultados mostram que, do total de relatórios de auditoria observados, cerca de 60% corresponde a relatos não modificados e que a maioria dos bancos cresce, financeiramente, até 2011, ano em que a tendência se inverte. Mas, apenas alguns tiveram relatórios modificados de auditoria nesse ano ou nos seguintes. Adicionalmente, destacam-se alguns indicadores que apontam para os problemas financeiros observados a partir de 2011.
É possível concluir que seria possível antecipar estas complicações, evidenciadas a partir de 2011 através dos dados das demonstrações financeiras dos bancos. Existe também qualidade na informação para os utilizadores, embora não seja possível afirmar que existe relação entre a evolução das demonstrações financeiras e a estrutura de relato de auditoria. Também não é possível concluir que os relatórios de auditoria desempenhem um papel preventivo para os stakeholders.
Trabalho final de Mestrado