Aluno: Francisco Miguel Murta BrÁs De Oliveira
Resumo
Os Serviços Distintos da Auditoria (non audit services - NAS) são um dos principais fatores que poderão condicionar a independência do auditor. De facto, a literatura aponta para a inexistência de um consenso sobre o tema. Se por um lado, os estudos baseados nas perceções demonstram um impacto negativo dos NAS na independência do auditor, os trabalhos baseados em outputs concluem que os NAS não afetam a independência e permitem obter níveis de qualidade de auditoria superiores.
O presente estudo investiga o impacto dos NAS na independência dos auditores através de uma abordagem baseada nas perceções. Neste caso, é estudada a perceção que diferentes grupos têm sobre a independência do auditor. Deste modo, foram inquiridos dois grupos distintos (ROCs e stakeholders) de modo a testar se o tipo de NAS influencia a independência do auditor em graus diferentes e se as respostas são semelhantes entre grupos.
Os resultados obtidos sugerem que existem tipos de NAS que são percecionados como mais prejudiciais à independência do auditor, indicando que os serviços de Controlo Interno e Consultoria são os que comprometem de forma mais forte a independência do auditor. Ademais, os resultados indicam que as perceções entre os dois grupos são iguais na maioria das ameaças analisadas, sugerindo que ambos os grupos vêm a situação da mesma forma. Para além disso, os resultados mostram que o peso dos honorários dos NAS no total dos honorários cobrados pelo auditor a um cliente é um fator considerado como indutor das ameaças à independência do auditor.
Trabalho final de Mestrado