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A RELAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E PREFERÊNCIAS POR INCENTIVOS COM O DESEMPENHO E A SATISFAÇÃO NUMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR SOCIAL

Aluno: AndrÉ Filipe Marques Vaz


Resumo
O lucro é “a rentabilidade que possui uma empresa após o cumprimento de seu processo de adicionar valor” (Ferrer, Nicuesa, Esteban & Ayala, 2016). Um dos pilares fundamentais para a criação de valor numa organização são os colaboradores. A capacidade de os motivar é um passo fundamental para criar um ambiente organizacional que potencie o seu desempenho e a sua satisfação. Por um lado, existem investigadores que defendem que um sistema de incentivos assente nos incentivos monetários são a melhor forma de motivação e de estímulo ao desempenho dos colaboradores (Baker, Jensen & Murphy, 1988). Por outro lado, começam a ser notórios os efeitos positivos e a importância cada vez maior dos incentivos não monetários (Morrell, 2011). Os incentivos monetários e os não monetários podem ser classificados em incentivos intrínsecos que advêm da realização da própria atividade (Deci, 1972), ou extrínsecos quando são frutos posteriores do desempenho dessa atividade (Bryce, 2018). Assim, os incentivos monetários e os não monetários relacionados com feedback e reconhecimento são incentivos extrínsecos e os incentivos não monetários relacionados com autonomia e maior responsabilidade poderão ser classificados como incentivos intrínsecos se concedidos a priori. A presente dissertação debruça-se sobre a relação entre diferentes tipos de motivação (pró-social, intrínseca e extrínseca) e as preferências por incentivos (intrínsecos e extrínsecos) com o desempenho e a satisfação no trabalho dos colaboradores de uma organização de cariz social. Através da análise a 755 respostas de um inquérito respondido online pelos colaboradores da instituição, foi possível concluir que a motivação pró-social e a preferência por incentivos extrínsecos como feedback e reconhecimento estão positivamente relacionadas com a satisfação no trabalho. Inversamente a preferência por incentivos intrínsecos está negativamente relacionada com a satisfação. Ao nível do desempenho, os resultados mostram que a motivação pró-social, a motivação intrínseca e a preferência por incentivos extrínsecos como feedback e reconhecimento estão positivamente relacionadas com o desempenho dos colaboradores.


Trabalho final de Mestrado