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Formação dos gestores, sistemas de controlo de gestão, e performance organizacional

Aluno: Ana Cristina Gama Cordeiro Da Silva Mendes


Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar se a formação académica em geral, ou em gestão ou áreas afins, está associada a um maior nível de adoção dos sistemas de controlo de gestão (SCG) por parte dos gestores e, subsequentemente, a um maior desempenho organizacional. As empresas têm algumas caraterísticas similares entre si, mas existem diferenças entre elas que as tornam únicas. Os fatores, que tanto poderão ser endógenos, como exógenos, podem influenciar não só a adoção de SCG, como também o seu impacto na performance da empresa. Todos esses parâmetros são determinantes para a adoção e adequada utilização dos SCG com a respetiva maximização do desempenho organizacional. Porém, os gestores não devem usar os diversos SCG sempre da mesma forma (Davila & Foster, 2007; Chenhall, 2003; Gosselin, 1997). É necessário conhecer os diferentes tipos de SCG e escolher os que melhor se adaptam às caraterísticas de cada empresa e aos diferentes objetivos e contextos onde estão inseridas. Este estudo analisa a relação entre a formação, a adoção de SCG e a performance organizacional em pequenas e médias empresas (PME) em Portugal. Os resultados mostram uma relação positiva entre a formação académica dos gestores, em particular com grau superior à licenciatura, e a adoção dos SCG. Adicionalmente, verificou-se uma associação positiva entre a adoção dos SCG e a performance das empresas.


Trabalho final de Mestrado