Aluno: InÊs CamÕes Das Neves
Resumo
As economias em vias de desenvolvimento coabitam com uma preocupação crescente com o desenvolvimento humano e com a componente social, havendo um foco de atenção especial para com as comunidades rurais.
A grande maioria da população rural, em particular dos países da região da África Subsariana, vive numa situação precária, com problemas graves, principalmente ao nível da saúde, da educação, da alimentação e da habitação.
Para combater estes problemas, é necessário o envolvimento de todos, sobretudo dos governos dos países mais carenciados, dos governos dos países mais desenvolvidos, das instituições internacionais, das organizações não-governamentais e das entidades privadas.
Foi neste contexto que surgiu este projeto de desenvolvimento sustentável, na área da saúde, dirigido para as comunidades rurais da província do Kuanza Sul, em Angola. Este trabalho de projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento rural, tendo em conta as tradições e os costumes locais, através da implementação de medidas adequadas que permitam um crescimento económico e social sustentável.
As etapas chave do projeto englobaram o levantamento de informação e de dados, a caracterização da região, a aferição da veracidade da informação, a correspondência entre as medidas sugeridas e o local de estudo, a aplicabilidade do modelo de desenvolvimento apresentado e o estudo das possíveis fontes de financiamento.
Trabalho final de Mestrado